Postagens

Meu blog, “Paixão de Artista”, tem como função principal registrar as atividades desenvolvidas no Curso de Artes Visuais - Pólo São Simão, em todas as disciplinas do 6º semestre do Curso.
Espero poder ir de encontro com os objetivos das disciplinas, através do desenvolvimento das atividades propostas, onde acredito que irão enriquecer e muito meu conhecimento e me preparar para um futuro brilhante.

sábado, 28 de agosto de 2010

David Hockney


David Hockney é um artista pop,  fotógrafo, escritor que têm como estímulo criativo encontrar maneiras para expandir a capacidade discursiva do meio fotográfico através da abordagem explícita do passar do tempo. Um artista composto por fragmentos de arte, multifacetado, resultando em uma extensa obra e uma carreira artística brilhante. Um artista que dialoga com o espaço e brinca com a noção do tempo. Com as suas fotografias repletas de perspectivas, nos convida a olhar cada foto um instante a mais.
Transportando ao domínio da fotografia o método cubista de representação da tridimensionalidade do espaço, Hockney fragmenta seus motivos numa série de detalhes inseridos em pequenos quadriláteros e depois os justapõe através de técnicas de colagem fotográfica, reconstituindo a figura. Ocorre que na tomada de cada fragmento, o fotógrafo muda o ponto de vista, fazendo com que a figura resulte fissurada e decomposta, de modo a materializar a visão múltipla de um olho em movimento.
Nas obras de Hockney reflete-se a consideração talvez mais atenta dos grandes problemas que se colocam à pintura nas últimas décadas do século XX: o diálogo com a obra de Picasso, a reflexão sobre a fotografia e a investigação das possibilidades abertas pelas novas tecnologias da imagem.

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA  IMAGEM POÉTICA 
Meu primeiro passo foi a procura do artista estudando o texto solicitado, difícil escolha. Optei por David Hockney. Depois de ter feito a escolha procurei saber através de pesquisa quem era David Hockney. Foi muito interessante o que descobri “um artista pop,  fotógrafo... ”. Gostei muito de suas obras tem tudo a ver com o movimento modernista e se encaixa na tendência desconstrutivista a qual não quer propriamente explorar os limites da arte, mas ultrapassá-lo, interagindo arte e vida. Trabalhei o processo de fotografia onde usei o Programa Paint para dividir toda a fotografia em pequenos quadrados colocado uma margem/moldura ao redor de cada um, em seguida montei a foto no PowerPoint sobrepondo os quadrados em várias posições e formatando pedaços da imagem, trabalhando o claro e o escuro e as perspectivas, aumentando o tamanho das formas, numa colagem fotográfica. Depois levei a obra para o PhotoScape para conseguir qualidade na produção (afinamento e outros) e para concluir a obra coloquei também, no Photocape, a moldura final.
O desenvolvimento dessa atividade foi um grande desafio.
Pesquisa em sites da Internet 
Composição de foto por Cida Lima baseada no estimulo criativo de  David Honckney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
Cidade: