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Meu blog, “Paixão de Artista”, tem como função principal registrar as atividades desenvolvidas no Curso de Artes Visuais - Pólo São Simão, em todas as disciplinas do 6º semestre do Curso.
Espero poder ir de encontro com os objetivos das disciplinas, através do desenvolvimento das atividades propostas, onde acredito que irão enriquecer e muito meu conhecimento e me preparar para um futuro brilhante.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

“A cidade como Potencia Pedagógica”


Visite o desenvolvimento do Projeto: http://3idade2010.blogspot.com/

Projeto de Intervenção Pedagógica
“3ª IDADE: UMA VIDA E MUITAS HISTÓRIAS
ACADÊMICA: Maria Aparecida de Lima Oliveira
São Simão, 2010

"O que diferencia o homem do animal é o exercício do registro da memória humana"
Vygotsky 
       
APRESENTAÇÃO

INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA
Em cumprimento a atividade obrigatória relacionada à disciplina de Estágio supervisionado III do curso de Licenciatura em Artes Visuais será desenvolvida, através de um projeto de extensão, uma proposta de intervenção pedagógica artística na comunidade local voltada para o ensino da arte.
Diante desse desafio foi desenvolvida uma pesquisa etnográfica com objetivo de encontrar uma porta de entrada para o desenvolvimento de nossa ação pedagógica usando como recurso nosso percurso diário. Várias portas foram surgindo no nosso caminhar: Lojas, supermercados, residências, Creche, Centro de convivência, hospital, Lar dos idosos, escritórios e outros. Na expectativa de não errar na escolha ficava a observar as ações das pessoas e até então nenhuma porta se abria ou despertava em mim interesse.
Durante o meu caminhar, três senhoras idosas cruzaram meu percurso. Em conversa informal com elas descobri que acontecia algo diferente, tamanho era o contentamento que sentia. Vários questionamentos foram surgindo e despertando em mim a vontade de conhecer melhor aquela comunidade. Então fui à procura da pessoa responsável por aquele ambiente.
Depois de entrevistar a coordenadora responsável por aquela instituição me certifiquei que seria ali a minha porta de entrada: o Centro de Convivência da 3ª Idade “Hilário Domingues”.
No primeiro momento, depois dos procedimentos legais, desenvolvi uma experiência etnográfica no local, a qual me proporcionou uma interação real e direta com o ambiente a ser estagiado.
Depois de analisar os projetos ali desenvolvidos elaborei um projeto de extensão visando resgatar a memória e a trajetória de vida de um grupo de 08 idosos que ali freqüentam, através da realização de entrevistas, relatos escritos e midiáticos, coletânea de fotos, associando as lembranças do passado a sua vivencia presente.
Portanto, nosso objetivo não era somente criar um livro virtual de histórias, mas sim resgatar a memória de um povo esquecido, se assim posso dizer, que deu uma imensa cota de participação para a construção de nossa história.
Diante da integração entre teoria e prática podemos salientar que os pressupostos teóricos estudados ao longo dessa caminhada ardorosa na nossa formação de Educadores em Artes Visuais, em especial as disciplinas - Antropologia e Ateliês – Poéticas Contemporâneas/e Diálogos Intermidiáticos e os livros citados na bibliografia abaixo foram fundamentais para a elaboração desse projeto, pois serviu de subsidio para construção da proposta de minha intervenção pedagógica.

JUSTIFICATIVA
O Projeto “3ª IDADE: UMA VIDA E  MUITAS HISTÓRIAS” consiste em registrar memórias e trajetórias de vida dos idosos participantes do Centro de Convivência da 3ª Idade de Paranaiguara - GO, através de pesquisas, entrevistas, produção de textos escritos e recursos midiáticos, visão de mundo e estilo de vida dos participantes.
O Projeto visa o resgate de lembranças que estão relacionadas ao lugar onde viveu, destacando acontecimentos marcantes, histórias interessantes e costumes do passado, portanto não tratará apenas de fatos, mas sentimentos, sensações e emoções de 08 entrevistados.
O projeto terá como função propagar e levar até a juventude de hoje, as memórias de nossos antepassados, através da montagem de uma linha de interação entre os blogs que serão dedicados ao estudo e resgate das formas singulares e plurais na construção de tempos sociais vividos integrando a perspectiva de resgate da pluralidade e diversidade de memória individuais e coletivas da sociedade dos paranaiguaros a partir de narrativas, memórias, identidade, propagando o acervo documental da cultura local, partindo da realização de etnografias visuais (fotos e vídeos), sonoras e escritas que servirão de suporte dos estudos antropológicos da memória e patrimônio da nossa comunidade.
ESPAÇO PARA EXECUÇÃO:
Centro de Convivência da 3ª Idade – Paranaiguara - GO.
PÚBLICO ALVO:
 Idosos que frequentam o Centro de Convivência
CONTEÚDO:
 Vivencias e Memórias
TEMA:
Resgate de Memória Cultural do Idoso
TEMPO DE EXECUÇÃO:
3 horas diárias


OBJETIVO GERAL:
- Resgatar a memória dos idosos que frequentam o Centro de Convivência da 3ª Idade através de entrevistas e narrativas associando as lembranças do passado às vivencias do presente, tornando sensível à importância de registrar sua história de vida, contada e documentada, através das tecnologias da informática (blog), das redes digitais e eletrônicas que servirá como acervo documental da arte/cultura local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
             Planejar e realizar entrevistas a um grupo de 08 idosos do Centro de Convivência da 3ª Idade para resgate de memória.
             Relatar histórias de um tempo passado através de entrevistas, objetos, narrativas e imagens da época e atuais que servira de fonte de pesquisa para os jovens de hoje;
             Observar e relatar como os idosos comparam o tempo passado com o atual, movidos de sentimentos e emoções;
             Reescrever relatos de memória como se fosse o próprio entrevistado utilizando palavras e expressões usadas para remeter ao passado;
             Organizar exposição de objetos materiais, midiáticos, produções de textos escritos e filmados, e montagem da coletânea de memória fotográfica para sensibilizar os visitantes;
             Montar uma linha interativa entre os blogs criando um blog para cada entrevistado;

CRONOGRAMA

Descrição
Datas
Elaboração do projeto de intervenção pedagógica
01 a 19/10
Criação dos blogs
01 a 10/11
Montagem do Material adquirido (Entrevista com o grupo)
10 a 19/11
Preparação para a execução
22 a 24/11
Realização do Projeto
25/11
Avaliação
29/11


METODOLOGIA


Esse projeto será voltado para a cultura visual, enfocando aspectos da cultura local com apoio em imagens visuais, através de um o olhar particular dos 08 idosos entrevistados revelando o que viveu e vive, registrando não somente os fatos, mas os sentimentos de um tempo que só retorna nas lembranças.
Os idosos terão sua memória instigada para relembrar épocas vividas, através de textos e questionamentos em entrevista dirigida onde será relatada toda essa vivencia cultural. O material colhido será documentado servindo de fonte de informação, conhecimento, suporte de estudos e pesquisas sobre épocas passadas.
O desenvolvimento do projeto será postado em blogs criados para esse fim, onde será registrado todo material adquirido para serem conhecidos, não somente por quem os viveu, mas por outras pessoas interessadas. Contará com o auxílio das mídias disponíveis no espaço estagiado e aberto a toda comunidade local no dia da apresentação, onde o público local e estudantil, poderá apreciar os grandes feitos ali rememorados.


PROCEDIMENTO METODOLOGICO


ü  Fazer entrevista com 08 idosos participativos sobre a importância que teve ou tem o conviver em sua vida, estimulando-os a narrar sua história de vivência que servirá de base para os textos de memória.
ü  Filmar a ação artística predileta de cada idoso. (musica, dança, artesanato, etc.)
ü  Criar blogs onde será postado todo material adquirido nas entrevistas.
ü  Caracterizar os lugares e as pessoas do passado citando costumes e vivencias de antigamente, fazendo comparações entre o tempo antigo e atual. 
ü  Transmitir aos leitores e convidados as sensações e as emoções que surgirem durante as entrevistas;
ü  Montar exposição com objetos antigos e com fotografias, antigas e atuais, dos idosos, de sua família e de sua cidade.
ü  Postar historia de memórias contadas por cada participante.
ü   Confeccionar convites e cartazes de divulgação


RECURSOS HUMANOS

ü  Professores: Formadores e Orientadores
ü  Colegas de Sala (ambiente)
ü  Professor Paulo Sérgio
ü  Coordenadora do CONVIVER
ü  Yago Lima, Lays Lamar e Jadde Lima
ü  Silvana Grace e Alessia
ü  08 Idosos participantes do CONVIVER
ü  Família dos Idosos


RECURSOS MATERIAIS

ü  Caixinha de memória (Dinâmica)
ü  Textos xerocopiados de livros pesquisados.
ü  Produção de painéis com fotografias
ü Produção de vídeos com flash dos entrevistados.
ü Produção do DVD do projeto.

REFERENCIAL ARTÍSTICO

Ecléa Bosi em seu livro “Velhos Amigos” nos mostra a importância de externar o nosso olhar sobre a memória dos idosos que nada mais é que a preservação e valorização da cultura. Em sua obra Bosi diz que ...“Contar histórias é, possivelmente, a maneira mais simples de intercambiar cultura”. Podemos perceber que ela trata a memória como ponto crucial no fundamento de toda identidade, individual e coletiva. E nos passa uma grande aprendizagem: À medida que descobri­mos o significado ampliador da memória e da experiência, realizamos o desejo de nos tornarmos todos Velhos Amigos.
Paulo Thompson em seu livro faz uma profunda reflexão sobre o uso de fontes orais, memórias e relatos, apontando suas limitações e possibilidades.
Madalena Freire fala sobre a sensibilidade como recurso a ser desvelado, para podermos ter uma visão mais ampla daquilo a ser observado e relatado.
Introdução À Educação Digital de Elizabeth Soares Bastos e outros serviu como embasamento no uso das mídias necessárias para o desenvolvimento do projeto.


AVALIAÇÃO

Através do registro de memórias e trajetórias de vida dos participantes do Centro de Convivência da 3ª Idade de Paranaiguara - GO, por meio de pesquisas, entrevistas, produção de textos escritos e recursos midiáticos, visão de mundo e estilo de vida destas pessoas, será possível valorizar, divulgar e multiplicar os efeitos positivos deste tão importante legado que cada um, ao longo de sua trajetória, deixa para a nossa identidade cultural, e para a formação das novas gerações.
O principal objetivo deste projeto, como o resgate das memórias dos idosos participantes, será alcançado através da divulgação dos resultados nas mídias locais e no blog a ser criado para este fim e será avaliado de acordo com a repercussão da mídia local, na comunidade, e por meio de acessos nos Blogs.
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BOSI, Ecléia – Memória & Sociedade-Velhos Amigos, Companhia de Letras, 2003, p.11.
BOSI, Ecléia – Memória & Sociedade-Lembrança de Velhos, Companhia de Letras, 1999.
BELINSKY, Tatiana – “Transplante de Menina”, Moderna, 2003, São Paulo, PP- 101-103.
GATTAI, Zélia, “Anarquistas Graças a Deus”, Record, 2000, 30ª edição, SP.
FREIRE, Madalena – Observação, registro e reflexão, São Paulo, Espaço Pedagógico,    1996.
THOMPSON, P. - A Voz do Passado, Ed.Paz e Terra, RJ, 1992, 388 p.;
BASTOS, Elizabeth Soares e outros - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL,  PROINFO Integrado, 1ª Edição, 2008 , Brasilia-DF.

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